sexta-feira, 27 de março de 2009

Semiótica da Comunicação - Análise de Imagem-"À portagem da cidade de Coimbra, também conhecida por Lusa Atenas”,Docente: Mestre José Vasconcelos e Sá

Coimbra anos 50
No âmbito da apresentação de um trabalho por nós realizado, quero partilhar convosco excertos desse mesmo trabalho, realizado por mim, Ana Paula e pelo Gonçalo, alunos do ISMT do Curso de Comunicação Empresarial. Gostaria de agradecer ao nosso Prof. Vasconcelos e Sá pelo apoio incondicional que nos deu para a execução desta tarefa.
"Num primeiro momento gostaríamos de definir aquilo de que falamos quando falamos de imagem. Vamos abordar a imagem visual, cuja análise é necessária para abordar a mensagem. Aqui a semiótica permite-nos não só avaliar a multiplicidade da palavra “imagem” mas também abordar a sua complexidade da sua natureza, entre imitação, sinal e convenção.
Uma fotografia permite-nos observar, através das palavras a força criadora das imagens, aqui a imagem fotográfica, dá-nos uma melhor compreensão interpretativa da época, a nível social, político e até económico.
“Podemos perguntar-nos que ponto comum existe entre uma imagem fotográfica e a representação mental que elas propõem de uma categoria social ou de uma pessoa, a que chamamos também “imagem”, in “Introdução à Análise da Imagem” de Martine Joly, pg.21
(...)Vamos tentar fazer uma abordagem da imagem não só pelo aspecto estético, mas também sob o ponto de
vista da significação. (...) Coimbra 2008
"As tecnologias de informação hoje em dia fazem milagres, só o tempo que antigamente se demorava a fazer a revelação de uma fotografia dá hoje para fazer o trabalho todo, é a evolução que nos bate à porta sem que tenhamos de chamá-la. É precisamente ao tentar reflectir sobre o que nos fascinou na contemplação de um postal fotográfico de uma imagem dos anos 50, e posteriormente verificarmos na época actual todas as modificações existentes, como uma conjunção entre a realidade de hoje com o passado de ontem, iremos tentar transmitir ao longo do trabalho que elaboramos com os nossos modestos conhecimentos sobre a cidade de Coimbra, mais concretamente sobre o local que se chama Portagem e toda a sua envolvência.(...)
(...) Ao olharmos para a imagem de uma fotografia, verificamos que a sua compreensão necessita que seja tomada como linha de conta o contexto da comunicação, da historicidade da sua interpretação bem como da sua cultura, todo um conjunto de elementos que nos reportam a uma época que já foi, que existiu mas já não existe. (...)

Sr. José Marinho com Ana Paula Soares e Gonçalo Marques
Primeira máquina de projectar utilizada
pelo Sr. José Marinho
aquando da projecção de filmes de fitas de 8mm









O Sr José Luís Marinho que de uma forma nobre e simples nos facultou a sua história de vida, o seu saber e até nos transmitiu alguns truques que não divulgámos.
Apenas com 10 anos começou a trabalhar. O gosto pela fotografia cresceu calmamente na sua mente, o gosto pelo conhecimento, apurou ainda mais a sua veia de artista. (...)
Fez as primeiras fotografias à luz de um candeeiro de petróleo, em Coimbra.Transforma a fotografia em postal, possibilitando a divulgação de recordações de experiências para as quais as imagens nos remetem.(...)

Queremos agradecer pelos seus 85 anos e estar ainda disponível para auxiliar e dar a conhecer o seu saber. "

Sem comentários:

Enviar um comentário