segunda-feira, 13 de abril de 2009

Análise de 3 blogues de temática relacionada com Comunicação Empresarial.

Proposta de exercício .« Escolha três weblogs cuja temática se centre na área da Comunicação Empresarial. (...) (de forma individual e fazendo um balanço comparativo) nomeadamente no que diz respeito aos seguintes aspectos: tags, social bookmarking , crowdsourced content, tipo de conteúdo.»
Após pesquisar vários blogs cuja temática estivesse inserida na área da Comunicação Empresarial, a minha escolha recaiu no relacoespublicassemcroquete; blogdaalfa. e http://publiloucos/ Três blogs diferentes, mas idênticos quanto á natureza do tema. Isto é, o de “Relações públicas sem croquete”, dá-nos uma visão geral das Relações Públicas em Portugal. Existe desde Agosto de 2005 e o seu responsável é Renato Póvoas. Da minha análise conclui que existem tags/etiquetas, que são as palavras chave (facilita-nos a pesquisa dos respectivos temas). Relativamente aos conteúdos, estes são estáticos (tem imagens, textos e gráficos) e também são dinâmicos (tem vídeos). Não há o Social Bookmarking bookmarking/ (que é um sistema de bookmarks (também conhecidos por "favoritos") online e público). Mas tem hiperligação ao Linkedin, este é uma plataforma profissional, linkedin.com/in/renatopovoas. Estes encontram-se na lateral. Também não tem crowdsourced contend, (o q permitiria uma maior divulgação no exterior).Neste weblog ainda se podem fazer comentários e enviar mensagens. Se possuisse Social Bookmarking permitiria uma interacção social muito maior e a divulgação do tema seria maior e expandido. No entanto, colocaria em 1º lugar.
Com um cariz diferente, escolhi o “Blog da Alfa, Comunicação Empresarial”, blogdaalfa este “publica notas e comentários sobre comunicação, além de destacar também acções relacionadas com os clientes da empresa.”in blogdaalfa . Na análise feita, encontrei tags/etiquetas em quase todos os post. Quanto ao conteúdo, é estático e dinâmico, porque utiliza imagens, texto e vídeos. Não utiliza o Social Bookmarking, mas sugere a sua conta no Twitter. Technorati, ao site meter e blogger, (como favoritos).Também se podem fazer comentários.Tem o crowdsourced contend, onde há hiperligação ao Flickr, (com fotos) http://www.tudodecri.blogspot.com/. O blogdaalfa colocaria em 2º lugar, porque permite interacção e uma diversidade maior de opções dessa mesma interacção.
publiloucos, cujo autor é Alex Gonçalves que sugere que "o sigam " .Tem tags laterais, quanto ao conteudo é estático(tem texto com hiperligações, imagens), e é dinâmico (tem videos, do youtube). Não tem Social Bookmarking, nem crowdsourced contend, se tivesse seria muito mais vantajoso porque seria mais divulgado.
A conclusão que retirei deste meu estudo foi que a Comunicação, seja ela feita através das Relações Públicas (1º Blog), seja feita através de um weblog direccionado para a publicação de comentários sobre comunicação, (2º Blog). Seja dirigida de uma forma eficaz para um público alvo cujas necessidades são pontuais e práticas, a Comunicação chegue de forma convincente. Nestes casos,(os Blogs escolhidos) não são tão eficazes, pois não possuem Social Bookmarking, Crowdsourced Content. Possuem Tags/etiquetas, internas, que permitem aceder aos variadissimos conteúdos de forma rápida e eficiente.(Excepto o 2º blog q possui Crowdsorced Content)
Post, reformulado em 18-04-2009.

1 comentário:

  1. Atenção porque é diferente ter a opção nos próprios posts para social bookmarking e/ou crowdsourced content (isto é, com vista aos utilizadores) e apenas disponibilizar ligação às contas do autor. Que conclusão pode tirar desse aspecto?

    Inês Amaral

    ResponderEliminar