quarta-feira, 29 de abril de 2009

Balanço de 10 aulas teórico-práticas. As minhas expectativas...- Exercicio nº7-

Um desafio total desde o primeiro momento. As expectativas foram imensas. Cada dia, era um dia diferente, novos conhecimentos, novas ferramentas, novas nomenclaturas, mas com a ajuda da Profª Inês Amaral, lá fui caminhando, passo a passo, mas caminhando. Tudo o que aprendi pus em prática, umas vezes mais do que outras, mas com persistência e a sua ajuda, lá fui tomando gosto pela disciplina. De tal forma que se tornou num vício. Um vício bom e que nos faz pensar, criar e até evoluir.
Penso que são de tal forma importantes estas ferramentas que deveriam fazer parte do aprendizado de todos os alunos.
A minha aventura começou quando iniciei o meu
blog, onde dei largas á imaginação e pesquisei tudo o que me foi possivel.
De seguida abri contas nas redes sociais.
No facebook, Facebook aqui, criei a minha identidade. Esta rede social para mim é mto interessante. "Fala-se" com pessoaos que até "ontem" eram desconhecidas, para "hoje" passarem a fazer parte do nosso convivio virtual. Temos acesso a eventos, podemos fazer parte de grupos que têm os mesmos interesses que nós. Podemos debater ideias, dar a nossa própria opinião.
Com o twitter Twitter
, que como rede social que é, permite que façamos actualizações pessoais. Estas são transmitidas no nosso perfil em tempo real e enviado a outros utilizadores que façam parte desta mesma rede social. É muito eficiente. Rápida e é uma plataforma acessivel.(no m/trabalho no "intervalito" em vez de fumar vou twittar! É mais saudável!) Twitter O flickr, Flickr / permite partilhar imagens fotográficas, e outros documentos gráficos é também uma rede social fantástica que nos permite dar largas á imaginação quando observamos imagens colossais e a hipótese de comunicarmos também através dessas mesmas imagens.
O youtube, Youtube é uma ferramenta que deixa compartilhar os nosso videos.
Cada aula era um desafio. Em cada aula adquiriamos informação nova. Novos conceitos!
A internet é um mundo inesgotável de saber. É então que a docente nos ensina as potencialidades do Delicious.
Delicious Criei uma conta neste serviço on-line, Delicious é uma ferramenta que permite a partilha de conteúdos e o seu armazenamento (social bookmarking). Permite a procura de informação por Tags. E o mais importante quanto a mim, é o facto de nos permitir "arquivar" e "catalogar" toda a informação. Há mais organização. Muito útil para o meu dia a dia profissional e até académico.
Neste balanço que faço, tenho de confessar que o que me suscitou mais dificuldades, foi a análise dos três blogs, não pelo grau de dificuldade, mas pela pesquisa que foi necessário fazer afim de pôr em prática a informação dada pela Profª. Mas consegui superar e realizar a tarefa que me foi proposta.
À laia de conclusão, posso afirmar que apesar de inicio tudo ser um mundo desconhecido, consegui "apanhar o gosto"e tirar de toda a informação adquirida dividendos que já me auxiliaram na vida profissional. O usos do Delicious
é um exemplo prático. Também através do Facebook, através de opiniões dos grupos de interesse, já me ajudaram em algumas questões que me surgiram. Mas muito mais utilidade prática todas as outras ferramentas irão ter tb na minha vida académica.
Concluo ainda que a disciplina de cibercultura, leccionada pela Profª Inês Amaral, me abriu as portas a novos conhecimentos, novas técnicas, enfim a um Mundo novo, com uma visão abrangente de como não estamos limitados ao nosso espaço, mas que há todo um espaço virtual á nossa espera. "O ciberespaço ao constituir-se como um novo espaço de socibialidade, gera também novas formas de relações sociais" in texto apoio de Profª Inês Amaral.
"O utilizador é simultaneamente emissor e produtor
".
Reformulação feita.Já coloquei hipertexto em vez de apresentar os links inteiros.

2 comentários:

  1. A sua evolução foi notável Ana Paula :)

    Só duas indicações: colocar hipertexto em vez de apresentar os links inteiros e corrigir o link do delicious que não está correcto.

    Inês Amaral

    ResponderEliminar