segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

"O ciberespaço existe e produz efeitos"

"A emergência da interactividade enquanto processo de comunicação. A ciberaudiência. Para quem escrevem os jornalistas online?" Esta frase captou a minha atenção, quando um colega de Comunicação Social, a proferiu , numa conversa informal num daqueles (poucos) momentos de relaxe que tivemos aquando a nossa viagem a Bruxelas.
E pensei, é verdade a minha disciplina de Cibercultura vai, com toda a certeza abrir novos horizontes e ajudar a compreender termos técnicos, caminhos a prosseguir no âmbito do novo espaço público que é o ciberespaço. A entender a linguagem á minha volta.
Então peguei no texto da Prof.Inês Amaral "Comunidades virtuais: activismo e militância num novo espaço público" onde está inserida a seguinte frase "O ciberespaço ao constituir-se como um novo espaço de sociabilidade, gera também novas formas de relações sociais". Realmente não deixa de ser interessante verificar a dimensão social que nos podem trazer as novas tecnologias. A rapidez da comunicação, a liberdade de actuação, o não haver espaço geográfico, um sem fim de ferramentas que nos permite "estar onde não estamos".

Sem comentários:

Enviar um comentário